sexta-feira, 9 de abril de 2010

Sobre a corrupção no Brasil


Miséria e fome em meio a abundancia de recursos naturais. Um país em que mais da metade da população busca sobreviver diante de inúmeros problemas sociais e econômicos, mas, sem perder o entusiasmo e a alegria de viver. O Brasil é assim, multifacetado e paradoxal.

Tantas contradições transformaram-se em esperanças, talvez utópicas, para um povo que há mais de quatro séculos alimenta o desejo de ver um Brasil mais igualitário e prospero. Porém, somos um país que vive diante de um cenário político de corrupção, falta de comprometimento e nepotismo.

Quase todos os dias vemos notícias de desvio de verba pública para fins pessoais, como no caso do deputado federal Paulo Maluf, que foi incluído na lista da Interpol, acusado de ter participado de uma fraude para roubar dinheiro da prefeitura de São Paulo em janeiro de 1993, ano em que se elegeu como prefeito. A fraude ocorreu na construção da Avenida Água Espraiada, com esquema de superfaturamento. Outros casos mais recentes é do ex-deputado Roberto Jefferson, acusado de comandar um esquema de corrupção que envolve os Correios, ou do mensalão envolvendo petistas e do dolar na cueca do ex-secretário e vereador do PT no Ceará, Adalberto Vieira da Silva.

A corrupção na política é só mais um problema entre muitos outros que rondam nosso país. As soluções parecem existir só que não fazem parte do processo político brasileiro. Nada acontece contra estes escândalos e muitas vezes, elegemos candidatos que já tiveram a “ficha suja”. Votar conscientemente, reivindicar direitos e estipular deveres, pode parecer repetitivo, mas é a única forma de mudar essa situação caótica que é a política brasileira. Para haver mudanças é preciso querer mudar, pensar a respeito, sonhar e lutar, mas, muitas vezes isso falta a nós brasileiros.
Tentaremos essas mudanças ou iremos assitir quem será o próximo corrupto que aparecerá nos nóticiarios?


Nenhum comentário:

Postar um comentário