sexta-feira, 23 de abril de 2010

Apple x Microsoft

A criação do computador mudou profundamente o mundo inteiro. Ao passarmos no caixa em um supermercado, ao sermos atendido nos bancos, em uma reunião de empresa, nas faculdades, colégios, enfim, hoje em dia nossas vidas foram tomadas pelos computadores e pela internet, praticamente em todas as funções ele é necessário.
O filme Piratas do Vale do Silício nos conta o nascimento da era da informática, desde o primeiro computador até a histórica rivalidade entre a Apple e a Microsoft. A história nos mostra como eram dois jovens, Steve Jobs um dos donos da Apple, um garoto hippie, que participa das passeatas na faculdade, faz terapia e tem um filho que não quer assumir. E também Bill Gates, o dono da Microsoft, um jovem que coleciona Playboy, gosta de beber com os amigos e possui a ambição de criar programa pra computador.
No início dos anos setenta, ano que acontece a história, os primeiros computadores eram grandes máquinas que não continham muito conteúdo como as de hoje, eram pesadas e ocupavam espaço. Alguns apaixonados por eletrônica começaram a desenvolver circuitos que poderiam ser microcomputadores e que carregariam mais conteúdo, como no caso de Steve Jobs e seus amigos que dentro de uma garagem, formularam inúmeras propostas do que poderia ser este novo computador, mais pessoal e desenvolvido. Assim, eles e seus amigos fundaram a Apple.
Em uma pequena feira de informática, Bill Gates, até então desconhecido, é esnobado por Steve Jobs, deixando o jovem bravo e com o desejo de destruir a Apple. Mas, Bill Gates define a liderança da Microsoft no mercado de computadores, com muita malícia, ele fecha um contrato para fornecer programas para o Macintosh. Quando Jobs percebe, Bill já roubou todo conhecimento e tecnologia adquiridos pela Apple e criou o Windows – uma cópia do Macintosh.O filme termina com a Apple se rendendo a Bill Gates.
O filme nos mostra o nascimento e crescimento da era da informática e as estratégias de empresas que competem entre si, porém, também vai além disso. Ele coloca o espectador contra Steve Jobs, ao mostra-lo não querendo assumir sua filha, sua forma de tratar os funcionários e seus amigos. Já Bill Gates, mesmo tendo roubado todas as informações da Apple, aparece no filme apenas como um jovem que queria participar dos planos de Jobs, e que seu ato de rouba-las pode ser entendido, já que Jobs o ignorou na feira de eventos de computadores. Por um lado Bill Gates está completamente errado por roubar toda a criação do Macintosh da Apple, mas no mundo dos negócios não existe ética e o mais esperto vence.

Steve Jobs e Bill Gates no filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário