domingo, 27 de maio de 2012

Consumismo brasileiro no exterior


               Ter sua casa própria ou apartamento é um sonho de qualquer brasileiro que trabalha dia a dia em busca de uma vida melhor. Porém, com o grande crescimento econômico e desenvolvimento que ocorre em nosso país as ambições ultrapassaram as fronteiras, não para todos, mas para uma classe em especial: Os executivos dos setores financeiros que possuem fortunas adquiridas de recentes aberturas de capitais de empresas brasileiras no mercado internacional.
O grande sonho destes executivos é possuir imóveis em terras internacionais, como um apartamento em Nova York. Eles chegam a pagar fortunas e valores acima do Mercado para realizar seus consumismos e mostrar status, já que Os Estados Unidos sempre foram vistos pelos brasileiros como um país de primeiro mundo.
Não são somente as ambições dos executivos que foram realizadas. Muitos brasileiros, de classe media, que tiveram um aumento em sua renda, viram o dólar baixar e viajaram rumo ao exterior para visitar o Pateta na Disney, fazer comprar em Miami ou passear no Central Park . O resultado disso foi o recorde de gastos de brasileiros no exterior, que não se contentaram em somente fazer um passeio, mas quiseram trazer de lá malas recheadas de produtos.
A maior parte dos gastos foram em roupas e acessórios de diferentes marcas: vestidos de festa coloridos, bolsas femininas, camisetas de vários estilos e também, roupas para crianças. A TAM teve que aumentar a quantidade de combustível, por causa do excesso de peso dos voos de volta de Miami. Tudo isso acontece porque não se tem um limite fixo no Brasil de quantidade que se pode trazer de viagens internacionais. E a câmera, o celular e o relógio de pulso tornaram-se “itens de uso pessoal”, que não precisam de tributação se a pessoa tenha apenas um objeto de cada. Esses gastos foram registrados nas férias de verão e de julho, sendo este último mês de 2011 o recorde histórico de despesas feitas em um mês em viagens ao exterior.
Trabalhar, ganhar dinheiro e se dar bem na vida é o sonho de qualquer ser humano, mas ganhar muito dinheiro acaba acarretando ao consumismo exagerado, o que tem acontecido nos últimos anos em todo o mundo. Comprar o novo Ipad, ter o carro do ano, aquela roupa de marca que está na moda, o apartamento no local mais luxuoso da cidade, tornou-se a ambição e sinônimo de felicidade para muita gente, mas que traz somente a felicidade momentânea. Estaremos sempre buscando aquele bem material que nos fará feliz novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário